quinta-feira, 14 de março de 2013

Dicas de um aspie para outro.

1 - A depressão deixa as pessoas assim (indolentes, sem se interessar por nada nem conseguir concluir as atividades que começou) e o TDH também.

2 - Não depressão, mas o encontro de uma alma sensível com um mundo nada ideal geram esse sentimento de melancolia.

3 - A necessidade é que faz o sapo pular: se você tem alguem que te ajuda ou que voce acha que vai te ajudar algum dia, voce acaba esperando por isso, e quando a pessoa nao tem ninguém e é obrigada a trabalhar pra nao morre de fome por exemplo, porque senao nao tem o que comer ou pagar o aluguel senao vai pra rua, aí a pessoa cria coragem.

4 - Realmente é preciso criar um sentido pra vida: além da sobrevivencia basica de trabalhar pra comer, vestir, dormir, etc., o ser humano e outros animais precisam de outra pessoa pra se sentirem completos, sejam familiares, amigos, relacionamentos amorosos, ou então uma coisa muito instigante, mas nesse caso nao sei se realmente completa a pessoa ou vá se sentir muito sozinha pra sempre.

5 - Solidão e relacionametos socias: como eu disse antes, geralmente a falta de relacionamentos sociais gera solidão e isso gera sensaçoes ruins que nem sempre sabemos que vem da solidão, e ter companhia permanente como familia, amigos, namorada, vínculos afetivos, gera bem-estar único e a meu ver nada, nenhuma coisa, coisas, não irão lhe trazer verdadeira felicidade e nada substitui as pessoas, preenhce essa lacuna, e quando voce se importa com as pessoas de verdade, voce encontra novos motivos para viver, e um deles é cuidar dessa pessoa e curtir sua companhia e compartilhar momentos banais. Procure pessoas parecidas com você na essência, tente achar pessoas compatíveis e crie sua propria sociedade, é assim nao se sentira deslocado e solitario.

6 - Lazer e trabalho - identifique as coisas que lhe traz prazer, como o lazer, musica, cinema, desenhar, hobbies, etc, e coisas que instigam voce a trabalhar e aprender sobre ela, como tecnologia, filosofia, etc, e dê real importâcia a isso e dedique-se sobre elas, gaste tempo com elas, procure se divertir realmente com elas. A vida é banal, procure fazer coisas importantes, mas quase tudo é mesmo banal, e nem por isso deixam de ser importantes, porque é isso o que temos, viver é isso neste mundo superficial.

7 - A vida é luta dura: veja que todos os seres vivos lutam todo dia pra sobreviverem, e com os humanos isso nao é diferente, mesmo disfarçada em forma de civilização, é uma selva de pedra, e viver vai ficando cada vez mais difícil e cada vez mais solitário com o tempo, por isso, não adianta muito autopiedade ou lastimar, tem de se preparar pra lutar o tempo todo.

8 - O tempo responde, bom ou ruim: é normal ter muitas dúvidas e estar perdido até uns 30 e poucos anos, e muitas respostas nunca teremos, mas o tempo vai respondendo ao longo da vida, e muitas vezes são coisas que não gostariamos de aceitar, mas que são verdade, são assim, e muitas nao vão mudar, não vao melhorar; outras melhoram sem que façamos nada.

9 - Viva agora, e 1 dia de cada vez, "Só Por Hoje": a vida passa muito rápido e muita coisa nao volta, principalmente as pessoas e a juventude, por isso, tenha paciencia com a demora das coisas, mas nao deixe pra amanha ou depois o que voce pode fazer agora, e se as coisas estão difíceis, fassa passo por passo, fase por fase, como num videogame que voce vai salvando as fases, e remoça de onde parou depois, até zerar o jogo.

10 - Faça uma lista de tudo o que voce gosta, quer fazer, objetivos, precisa, e planeje com prazos. Também escreva tudo o que sente e pensa num computador, como se estivesse falando consigo ou com alguém, e se possível, converse com alguem sobre isso, familiares ou psicologos, sem vergonha de admitir fraquezas e sentimentos, diferente de terapia, converse de forma objetiva, revelando o que sente e pensa e buscando uma solução ou melhora, pois nao adianta nada só reclamar e nao enfrentar a situação de frente.
 
FLAVIO HERNRIQUE (em uma lista aspie)
abraço a todos, FLAVIO HENRIQUE.