quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Perspectiva da criança


Como se sente uma pessoa com a Síndrome de Asperger

Eu posso estar concentrado nos meus pensamentos e não ouvir alguém chamar ou falar comigo

Um determinado sabor pode ser ótimo para todo mundo, mas me causar vômitos.


O mesmo acontece com alguns cheiros. O melhor perfume do mundo pode me sufocar. O cheiro do tabaco pode ser completamente insuportável.


Às vezes os ruídos são ensurdecedores para mim e eu tenho de tapar os ouvidos ou fugir. Eu tenho um interesse especial do qual falo constantemente. Se for por trens, então gosto de tirar fotografias deles, desenhá-los e até reproduzir os barulhos. Fico muito excitado quando abordo o assunto e não entendo porque é que os que me rodeiam não se interessam pelo tema.

Eu tenho determinados rituais ou "manias", que tenho de seguir escrupulosamente, para ficar calmo e relaxado. Mas às vezes fico frustrado pois ocupam muito tempo. Às vezes fico assustado se vejo muitas pessoas à minha volta ou alguém que não conheço. Nem sequer quero olhar para eles ou falar com eles, quero ser invisível. Tenho dificuldade em pedir coisas nas lojas ou em falar com o empregado do restaurante. Fico muito envergonhado e um pouco assustado.

Eu não consigo perceber o que você está sentindo quando te olho. Tenho dificuldade em perceber a linguagem corporal a não ser que você esteja chorando, rindo ou gritando muito alto.
A maior parte das vezes não gosto que me toquem. Prefiro que não me dêem abraços mas adoro que alguém conhecido me coce as costas. Não gosto muito de cortar e lavar o cabelo e detesto que me cortem as unhas.

Não sou nenhum equilibrista e até andar a pé me cansa.

Não entendo as palavras com duplo sentido. Também não percebo as anedotas.

Eu acredito piamente no que me dizem. Se me dizem que as pessoas morrem se não bebem água posso levar tão a sério que passarei a beber água a toda a hora. Isso fica na minha memória e passa a me preocupar. Não me passa pela cabeça que uma pessoa sem água pode sobreviver alguns dias ou que a água necessária ao corpo pode vir de outras fontes (leite, sopa, etc)

Tenho consciência que sou diferente, que não consigo fazer com facilidade o que os outros fazem e isso me deixa nervoso e frustrado. Mas não percebo a origem da minha diferença ou porque é que os outros me gozam.

Eu gosto de conhecer pessoas novas e falar-lhes, mas não sei como. Elas me assustam. Levo algum tempo para ficar à vontade com alguém.

Não percebo porque é que o meu professor diz que eu me porto mal se eu me esforço por fazer o meu trabalho. Não percebo muitas coisas e não me explicam corretamente. Mas se me sentam no fundo da sala ainda é pior porque ou fico sonhando acordado ou me distraio facilmente.

Não consigo ver as horas com facilidade, dar laços, descascar uma fruta, dar um chute decente numa bola, andar de bicicleta, usar o compasso ou a régua.

Algumas roupas são tão desconfortáveis que não consigo vesti-las.

Prefiro ficar em casa jogando Playstation ou ver televisão do que ir ao parque.

Não me importo de brincar sozinho no recreio.

.............................................................................................................................................
Associação Portuguesa do Síndrome de Asperger - http://www.apsa.org.pt/
Distribuição Associação Mão Amiga (Rio - RJ) – http://www.maoamiga.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário